A Publicidade Moderna e o Merchandising Editorial.
- POLLARYA AGÊNCIA
- 26 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Para abordar a publicidade moderna devemos primeiramente entender qual a diferença entre essa área e a de propaganda nos tempos atuais. A propaganda consiste como qualquer forma paga de apresentação impessoal de ideias, produtos ou serviços efetuada por um patrocinador identificado. Ou seja, tudo aquilo que visualizamos durante os intervalos comerciais, sessão de anúncios em revistas ou jornais, etc, são exemplos de uma propaganda.
A publicidade consiste na atividade para promover uma empresa, ou seus produtos, pela inserção de noticias gratuitas na mídia. Caracterizada basicamente por atividades de relações públicas diretamente relacionadas à promoção de um produto ou serviço, a publicidade envolve um investimento bem menor que o da propaganda.
Mas quando pensamos em “Inserção de noticias na mídia”, a palavra inserir pode causar um certo estranhamento. Muitos podem se perguntar: “Mas e quando um artista de novela usa uma roupa de uma marca X, ou quando um personagem de um filme aparece comendo em uma lanchonete Y? Isso também é publicidade?”. Pois bem, quando um produto, serviço, marca ou empresa aparece, é citado, consumido ou utilizado num filme, novela, programa, revista, jogo, etc., numa ação integrada ao desenvolvimento da cena e pertinente ao seu contexto, chamamos de Merchadising Editorial.
O merchandising é na verdade uma ferramenta do Marketing utilizada por diversos publicitários. É a técnica de promoção inserida na comunicação de Marketing que tem como objetivo estimular o consumidor á decisão final de compra. Inconscientemente, mesmo que você esteja com uma lista de desejos pronto na cabeça em um ponto de vendas, você certamente irá escolher produtos que lhe sejam visualmente mais atrativos, e é ai que está a jogada!
Como funciona o Merchadising Editorial?
Como dito anteriormente, o Merchandising Editorial é a exibição de produtos em novelas, programas de TV, filmes e etc. Esse tipo de promoção é feita de maneira muito discreta e fazendo o consumidor ter contato com a marca ou produto de forma mais suave e menos brusca. Podemos sempre perceber que a atriz esta utilizando um determinado celular ou tomando um refrigerante de certa marca.
Veja, por exemplo, nessa cena de “O espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro” a quantidade de marcas expostas pela Times Square.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=67&v=c_XOA0Zuo0U
Podemos verificar outras ocorrências do Merchadising Editorial nessas cenas de outras obras audiovisuais:

Eleven segurando seus preciosos Eggos (Kellogg's) em “Stranger Things”

Macbook (Apple) em uma cena da série “The Grimm”

O que seria de Tony Stark sem um Whooper (Burguer King) em “Homem de Ferro”?

E mesmo tratando-se de um produto antigo como o Walkman, esta aparição da Sony em “13 Reasons Why” também é um exemplo de Merchadising Editorial

E o que falar da Oreo nessa cena de “Perdidos no Espaço”?
Concluindo, podemos perceber o quanto o fato de nossos personagens favoritos usarem os produtos de certas marcas influenciam no nosso dia-a-dia, da mesma forma que vê-los possuindo certo estilo ou se comportando de determinada maneira moldam nossa forma de ser, as marcas que estão presentes em seu cotidiano também acabam fazendo parte de nossas vidas e é por isso que a tática do Merchandising Editorial é um sucesso entre os profissionais de Marketing e Publicidade.
Comentarios